AIPA

Panazorean Film Festival leva cinema açoriano à Argentina

De 10 a 17 de outubro, em Buenos Aires, será apresentada no Festival Cine Migrante uma mostra de filmes do Panazorean, Festival de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade organizado pela AIPA, Associação dos Imigrantes nos Açores.

A convite daquele festival argentino serão exibidos, em 3 sessões duplas, 8 filmes que estiveram presentes na 1.ª edição do Panazorean. Será dada especial atenção ao cinema feito nos Açores e no Continente, mas também exibir-se-ão filmes provenientes de Espanha, Marrocos, Polónia e Suíça.

O cinema açoriano estará presente com 3 filmes, nomeadamente “PDL-LIS”, de Diogo Lima, que recebeu o prémio de melhor filme dos Açores, “50 pesos argentinos” de Manuel Bernardo Cabral, vencedor do prémio MEO para melhor filme dos Açores atribuído pelo público e ainda “Azoreños” de Tiago Melo Bento.

No que toca ao cinema nacional é representado por “América” de João Nuno Pinto, vencedor do prémio de melhor filme português, “Mazagão” de Ricardo Leite, com edição de imagem do indiano residente nos Açores, Sudip Chattopadhyaya e ainda “PT.ES” de Pedro Sena Nunes.

A colaboração do Panazorean, não se ficará pela realização desta mostra. O festival de cinema argentino convidou o diretor executivo, André Santos, para participar como jurado neste festival.

Os dois festivais irão ainda desenvolver uma parceria, através da construção de uma base de dados conjunta de forma a conseguir aceder a um leque ainda superior de filmes, produtoras e realizadores, potenciando atividade desenvolvida, uma vez que ambos festivais partilham os mesmos objetivos.

O festival Cine Migrante é visitado anualmente por cerca de dez mil pessoas e tem como objetivo mostrar a realidade em que vivemos apostando na riqueza da diversidade cultural.

O Cine Migrante estará também presente com uma mostra de filmes na 2.ª edição do Panazorean que já tem data marcada para 12 a 20 de abril de 2013. O Panazorean deverá abrir as inscrições para esta edição dentro de algumas semanas.

Para mais informações mantenha-se atento às novidades em www.panazorean.com.

Publicado: Sexta, 21 Setembro, 2012

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter