AIPA

Junho - O mês do Festival Jovem Lusofonia

O Festival Jovem da Lusofonia 2012 teve início no passado dia 04 de junho, na cidade de Aveiro. O evento, que vai até ao dia 30 deste mês, abarca uma série de eventos temáticos de moda, gastronomia, literatura, cinema, científico, música e dança.

“Um (re)começo à Lusofonia? Através do nosso vasto programa, pretendemos criar um público para as manifestações artísticas, tradicionais e contemporânea, que normalmente não está presente nos grandes circuitos culturais e ao mesmo tempo provocar uma reflexão sobre o espaço que a cultura ocupa na comunidade dos países lusófonos”, informou José Ferramenta Diretor do Festival .

Programa do Festival:
Moda Lusófona – Concurso de Modelos e Desfile de Moda dos países da CPLP 06 de Junho de 2012, no Fonte Nova (perto do Centro Cultural de Congressos de Aveiro) Missão – Inscrever a “marca” Lusófona no mapa internacional da Moda, enquanto comunidade com um enorme capital criativo e capacidade de inovação;
Roteiro Gastronómico da Lusofonia 08, 15, 22 e 29 de Junho , Restaurante Olá-Ria (Centro Cultural de Congressos de Aveiro) Missão – Esta mostra culinária é realizada sob a forma de refeições temáticas em que é possível apreciar os pratos tradicionais. É também o ponto de reunião de profissionais que vão orientar Show Cook, onde demonstram e partilham segredos, da arte da cozinha.
Festidanças – Danças Tradicionais Lusófonas Nos dias 13, 20 e 27 de Junho (4as feiras) no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.  Serão realizados vários ateliers de dança organizada pela companhia de dança DANCENTER. Um espaço onde se dança, onde se faz música, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um melhor diálogo multicultural entre lusofalantes.
Mostra de Cinema e Cidadania Lusófona nos dias 5, 12, 19 e 26 de Junho (3as feiras) no -  Performas -  Estudio de Artes Performativas, localizado no antigo Teatro Avenida. O evento propõe-se a reunir, as mostras cinematográficas e outras curtas-metragens criadas nos países de língua portuguesa, tendo como público-alvo: jovens universitários e a comunidade em geral. Serão exibidos filmes que expõem a diversidade da produção nacional de cada país, ficções, animações e documentários.
Rota Literária da Lusofonia Nos dias 4, 11, 18 e 25 de Junho (2as feiras) no Auditório da Faculdade de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Evento literário que divulga escritores e obras literárias de países e comunidades de Língua Portuguesa. A Rota Literária vai incluir, além da vertente literária, debates, e momentos de prosa e poesia de pessoas comuns que serão desafiadas a recitar obras de vários autores.
Parceiros

Blog do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. 

Publicado: Sexta, 15 Junho, 2012

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter