AIPA

“Mazagão” em estreia internacional no Panazorean

No âmbito da programação do Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade – Panazorean – será apresentado no próximo dia 17 de abril, a partir das 21h30, no Teatro Micaelense, o filme “Mazagão”, que terá a sua estreia internacional.

O filme produzido com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) será apresentado pelo seu realizador Ricardo Leite.

“Mazagão” conta a história de como a cidade-fortaleza portuguesa, hoje chamada Cité Portugaise, fundada em 1514 na costa marroquina foi transferida para a Amazónia brasileira em 1769. Inspirando-se na serenidade das ruas e dos espaços de ambas as cidades, Ricardo Leite conta-nos os quinhentos anos da história tricontinental das duas Mazagão, a que fica e a que atravessa o Atlântico. Duas cidades onde se entrecruzam povos, religiões e culturas diferentes, portugueses, marroquinos e brasileiros, muçulmanos, cristãos e judeus, negros, brancos e índios. Na Mazagão brasileira, por exemplo, encontramo-nos no meio da selva amazónica na Festa de São Tiago, que celebra o confronto entre cavaleiros cristãos e mouros.

O responsável pela montagem do filme é um imigrante indiano a residir nos Açores há cerca de 10 anos. Sudip Chattopadhyaya é o seu nome e o cinema a sua grande paixão. Em Calcutá, na Índia, fez uma licenciatura em Economia, uma pós-Graduação em Contabilidade e estudou ainda na Escola Nacional de Cinema da Índia. Hoje, é diretor do Centro de Monotorização e de Investigação das Furnas.

Relembramos que após a exibição do “Mazagão” será exibido o filme “Imagining Emanuel”, apresentado pela Sound Designer da pelicula, Gunn Tove.

 

Publicado: Segunda, 16 Abril, 2012

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter