AIPA

Na Fonte da Prata Claii promove a interculturalidade e a partilha

O Claii - Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes comemorou, no sábado passado, o 4º Aniversário, nas suas instalações, na Fonte da Prata. Foi uma festa/convívio entre a comunidade, os utentes do Claii e o GIAP – Grupo Intercultural a Partilha. A presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Fernanda Gaspar, e a vereadora municipal Vivina Nunes estiveram presentes.

Na sessão de abertura, Ana Maria Ramires, Irmã Escrava da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, fez uma exposição sobre os objectivos e a actividade do CLAI, explicando que este tem como objectivos: acolher e integrar os imigrantes na comunidade e promover a interculturalidade e a integração no país de acolhimento, através do acompanhamento e encaminhamento dos imigrantes, de festas e sessões culturais, cinema, passeios de verão.
Segundo a coordenadora do Claii, a avaliação feita é de que se alargaram as áreas de intervenção e o número de atendimentos tem aumentado, devido às necessidades da população, e tem aumentado a participação das pessoas do bairro.
Sobre as migrações, a professora Celeste Cantante exibiu o filme “Ganhar a Vida”, do cineasta João Canijo, e Rita Blanco na personagem principal. O filme apresenta os problemas quotidianos vividos pelos emigrantes, fora do seu país, no caso em França, em que alguém, com a sua vontade e tenacidade, se recusa a dar continuidade ao conformismo e ao ostracismo a que o imigrante está sujeito.
No breve debate que se estabeleceu alguns dos utentes do Claii deram o testemunho da sua integração no país.
O grupo intercultural “A Partilha” organizou o tradicional lanche multicultural partilhado, em que as pessoas, normalmente, trazem um prato típico do seu país e onde reina a boa disposição e o convívio. O cantor angolano ‘Lanterna’, expressando a cultura do seu país, animou o convívio vivido nas exíguas instalações do Claii.
A Irmã Ana Maria disse ainda que “A ‘Festa da Partilha’, realizada em Março de cada ano, é um dos momentos mais significativos do Claii e da comunidade da Fonte da Prata. “Este ano tivemos a representação de 12 países diferentes”, observou.

ORio.pt, 7 de Novembro de 2011.

Publicado: Tera, 08 Novembro, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter