AIPA

Imigração: Operação internacional conduzida por Portugal detém 11

Uma operação internacional de combate à imigração ilegal coordenada por Portugal resultou na detenção no País de 11 imigrantes ilegais e três portugueses por posse de droga, segundo dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A operação 'Alto Impacto 2011', que decorreu entre 19 e 25 de Setembro, realizou-se em simultâneo em vários países (Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica e Grécia).    

Em Portugal, das 156 acções desenvolvidas, foram fiscalizadas 7084 pessoas, das quais 5222 são naturais de Estados-membros da União Europeia ou países associados ao espaço Schengen, sendo os restantes 1862 oriundos de estados terceiros, relata o comunicado emitido pelo SEF.

Na sequência destas acções, foram detidos 11 estrangeiros por permanência irregular no espaço Schengen, dos quais nove foram readmitidos a Espanha por via da activação do acordo de readmissão entre Portugal e Espanha.

Foram também notificados para abandonarem voluntariamente Portugal 17 cidadãos estrangeiros que se encontravam em situação irregular e ainda detidos três portugueses por posse de produtos estupefacientes.   
 
Esta operação de referência no seio da União Europeia realiza-se todos os anos desde 2005 e tem como objectivos principais a recolha e a análise de informação dos fluxos de imigração ilegal que utilizam as principais vias de comunicação rodoviária, terrestre e ferroviária no interior do espaço Schengen.  

Correio da Manhã, 1 de Outubro de 2011.

Publicado: Tera, 04 Outubro, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter