AIPA

ANIMAÇÃO CULTURAL DE VERÃO Migração é tema do Angra em Festa

É sob a temática da migração que o programa de animação cultural de Verão “Angra em Festa” de 2011, organizado pela Culturangra, pretende animar o centro da cidade de Angra do Heroísmo de 11 de Julho a 9 de Setembro.
O Estados Unidos da América é o primeiro país representado, seguindo-se Brasil, Canadá, Cabo Verde, Ucrânia e China, com um programa repleto de exposições, cinema, música, desporto e gastronomia a ter lugar na Praça Velha, Largo Prior do Crato, Prainha, Marina e Jardim Duque da Terceira.

 

 

O programa da edição de 2011 do “Angra em Festa” reparte-se em dois momentos que abrangem três dos seis países do mundo eleitos para integrar o tema da Migração – Estados Unidos da América (EUA), Brasil e Canadá representam os destinos de emigração da população dos Açores, e Cabo Verde, Ucrânia e China indicam a presença da sua comunidade nativa nas nossas ilhas através da imigração.

Se os primeiros levaram modos, costumes e tradições além-mar, os segundos trouxeram-nos pela mesma via facultando um intercâmbio cultural ‘in loco’ com o apoio das embaixadas, nomeadamente do Brasil e do Canadá, e, ainda, do Consolado e do departamento norte-americano da Base Aérea das Lajes.

Esta iniciativa da Culturangra, que conta com a segunda edição neste modelo, arranca já na próxima segunda-feira, dia 11, com os EUA representados em exposições temáticas, actuações musicais, mostras gastronómicas, ciclos de cinema e desportos tradicionais, seguindo-se os outros países anteriormente referidos numa verdadeira “festa do mundo” até o dia 9 de Setembro, data prevista de encerramento.

“Este ano a escolha foi associar países de emigração açoriana e optar pelos países que nós acolhemos. Os oriundos desses países foram integrados na componente da programação, como os EUA, os quais serão não só espectadores mas também participantes”, sustenta a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Culturangra, em conferência de imprensa, no auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

Andreia Cardoso salienta que o objectivo principal dessa iniciativa é garantir animação cultural durante o Verão quer dos munícipes quer daqueles que visitam a cidade para que a dinâmica do centro urbano possa manter-se além dos “pontos altos” do ano.

“Pretendemos que esse tipo de iniciativas venham a consolidar-se. Temos pontos altos como sejam as Sanjoaninas e o AngraJazz, eventos que já ganham alguma dimensão, mas, entretanto, é importante garantir a dinâmica da cidade durante o Verão. E isso é importante para o turismo”, declara.

Neste contexto, a edil destaca a parceria com as seis embaixadas associadas, o consolado e o departamento norte-americano da Base das Lajes, a qual permite oferecer mais dinamismo à iniciativa sendo que as próprias entidades “fazem deslocar aqui muita gente”. “É sempre uma forma de divulgar o nosso concelho e o que temos de mais particular”, acrescenta.

Essa parceria inclui o financiamento do “Angra em Festa”, orçado em 10 mil euros na sua totalidade, repartindo custos e, naturalmente, referiu Andreia Cardoso, a contribuir para a redução de gastos das verbas da empresa municipal em causa.

Questionada sobre o retorno do investimento especialmente em matéria de cariz cultural, a responsável indica a embaixada da Polónia e o British Concil, depois do primeiro contacto mantido durante a edição do ano passado, na organização de actividades conjuntas.

“O ano passado houve excelente receptividade e é esse ritmo que gostaríamos de manter não fazendo colidir com as datas emblemáticas do concelho da Praia da Vitória”, conclui.

 

Semanas temáticas

 

A primeira semana tem os Estados Unidos da América em representação, no período de 11 a 17 de Julho.

No dia 11, às 19h00, inauguração Exposição de Fotografia “Base das Lajes Retrospectiva Histórica”, seguida de Palestra “Presença Americana na Base das Lajes” por David Parr 2º Comandante da Base das Lajes, no CCCAH; 22h00, “Banda Militar Touch and Go”, Praça Velha; Menu Americano, Praça Velha – Café Aliança; Dia 12 e 13, exposição de Fotografias “Base das Lajes – Retrospectiva Histórica”, CCCAH, Menu Americano, Praça Velha - Café Aliança; dia 14, exposição de Fotografia “Base das Lajes – Retrospectiva Histórica”; Menu Americano, Praça Velha – Café Aliança; 22h00, Ciclo de Cinema EUA no Jardim Filme “E.T O Extraterrestre”, Jardim Duque da Terceira; 23h00, “Banda Militar Touch and Go”, Praça Velha; dia 15 Exposição de Fotografia “Base das Lajes – Retrospectiva Histórica”, CCCAH; Menu Americano, Praça Velha – Café Aliança; 22h00 Ciclo de Cinema EUA no Jardim Filme “Lendas de Paixão”, Jardim Duque da Terceira; 23h00 “Banda Rock Rhythm & Blues”, Praça Velha; dia 16 Exposição de Fotografia “Base das Lajes – Retrospectiva Histórica”; CCCAH; Menu Americano, Praça Velha – Café Aliança; das17h00 às 19h00 Tarde Desportiva “USA National Sports”, Relvão; 22h00, Ciclo de Cinema EUA no Jardim Filme “Top Gun”, Jardim Duque da Terceira; dia 17 Exposição de Fotografia “Base das Lajes – Retrospectiva Histórica”, CCCAH, Menu Americano, Praça Velha – Café Aliança.

Já a semana do Brasil, dias 18 e 19, 19h00, inauguração Exposição, CCCAH; dia 20

Exposição, CCCAH; Mostra Gastronómica Brasileira e Ciclo de Cinema Brasileiro no Jardim Filme “Depois daquele Baile, Jardim Duque da Terceira, 22h00; dia 21, o mesmo programa mas desta feita o Ciclo de Cinema Brasileiro irá exibir o filme “Auto da Compadecida”, Jardim Duque da Terceira; dia 22, o mesmo programa mas com a mostra do filme “A Central do Brasil”, Jardim Duque da Terceira, seguindo-se às 23h00, animação Musical “Bossa Quintet” no Coreto do Jardim; dia 23, 18h30 Voleibol de Praia, Prainha; 22h00 Noite Verde e Amarela, Prainha.

Quanto ao Canadá, o programa prevê no dias 25, 26 e 27 de Julho,19h00- Inauguração da Exposição, 22h00, Mostra Gastronómica Canadiana, Largo Prior do Crato; dia 28 o mesmo programa e ainda, 22h00, Ciclo de Cinema Canadiano “La Grande Seduction”, Jardim Duque da Terceira; dia 29, mantém as actividades anteriores e, também, 18h00, StreetBasket, Pátio de Alfândega; 22h00 Ciclo de Cinema Canadiano “De Pére en Flic”, Jardim Duque da Terceira; 23h00, animação Musical no Largo Prior do Crato, e exposição nos dias 30 e 31 de Julho.

A União, 8 de julho de 2011.

Publicado: Sexta, 08 Julho, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter