AIPA

Imigração fora da lei é invasão silenciosa

O comandante-geral da Polícia Nacional (PN) afirmou na vila de Lândana, no município de Cacongo, em Cabinda, que a imigração ilegal é uma invasão silenciosa e defendeu que se combata seriamente esse flagelo.
O comissário-geral Ambrósio de Lemos, que falava em conferência de imprensa para fazer o balanço de uma visita de 24 horas que efectuou a Cabinda, informou que aPolícia Nacional tem alcançado êxitos nas suas tarefas, sobretudo no combate à criminalidade e à imigração ilegal na província.
Ambrósio de Lemos defendeu que o combate à imigração ilegal deve feito com mais seriedade: “a imigração ilegal é um flagelo. Inclusive já a consideramos como uma invasão silenciosa ao nosso país. Temos de ter muita cautela e fazer um combate muito sério a esse fenómeno”, disse.
Quanto à criminalidade, disse que já não constitui preocupação, uma vez que os índices são baixos, devido às acções desenvolvidas pela Polícia Nacional, que se resumem na sua manutenção.
Ao falar de Cabinda, Ambrósio de Lemos sublinhou que os êxitos que as autoridades policiais têm alcançado nas suas acções levam a concluir que os efectivos da província estão a cumprir as suas obrigações. O comandante-geral da PN considerou que o combate à criminalidade e à imigração ilegal é uma preocupação da corporação mas também deve ser de toda a sociedade: “devemos fazer esforços conjuntos na luta contra esses fenómenos”, defendeu.
O comandante Ambrósio de Lemos disse que apresentou as suas preocupações ao governador Mawete João Baptista e informou que as autoridades angolanas vão continuar a insistir na realização de encontros tripartidos ou bilaterais com os países vizinhos, no sentido de se acertarem alguns pontos relativos à imigração ilegal e à exploração da fauna e flora.
Durante a sua visita, Ambrósio de Lemos deslocou-se ao posto fronteiriço do Yema, à unidade da Polícia de Guarda Fronteira, ao futuro comando municipal de Cacongo e ao terreno onde vão ser erguidas 150 casas sociais destinadas aos funcionários do Ministério.

Jornal de Angola, 10 de Abril de 2011.

Publicado: Segunda, 11 Abril, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter