AIPA

Imigrantes realizam-se através do clube de serviços

A união faz a força. Perseguindo esse propósito a AIPA, a Associação dos Imigrantes dos Açores, criou há seis meses o Clube dos Serviços.

Não é uma empresa, nem uma equipa de trabalho. É um grupo de pessoas imigrantes que se oferece para trabalhar através da AIPA. O objetivo de unir esta panóplia de sugestões, que vão desde o acompanhamento de idosos e crianças até às aulas de violão popular, é dar visibilidade a estes serviços que, em alguns casos, já estavam a ser oferecidos de forma isolada.

O papel da associação de imigrantes é de intermediário: agrupa os trabalhos, disponibiliza a sua Web e põe em contato a oferta e a procura, ou seja os integrantes do clube com os interessados.

O clube conta com perto de 25 pessoas.

Natural de Cabo Verde, Ernâni Santos é um dos mais procurados do clube. Os seus estudos trouxeram-no até ao arquipélago há seis anos. Estuda Engenheira Informática na Universidade dos Açores. Ao clube oferece serviços na sua área, a informática, e oferece-se, ainda, como estafeta. Embora a estudar, Hernâni tem que trabalhar para pagar as suas despesas. A ideia do clube de serviços parece-lhe óptima e o que gostaria é que o trabalho de outros integrantes também fosse procurado.

Crispina Fernandes é outra das pessoas que integram o clube. Considera-se uma “brasileira com sorte”. A ilha de São Miguel deu-lhe a oportunidade de reconstruir a sua vida. Esta sul-americana também frequenta a universidade. No centro realiza serviços operacionais. No entanto, precisa de outra fonte de rendimento. A costura é uma mais-valia. Arranja muitos clientes através da boca a boca. Por enquanto, não foi contatada por ninguém através do clube, mas acha que em breve alguém mostrará interesse nas suas propostas.

Costura, informática e serviços de estafeta são só alguns dos trabalhos sugeridos pelo clube de serviços. No entanto, também se pode viajar ao continente africano através dos penteados ou visitar outros países por meio da comida.

RTP/RDP Açores, Begonã Romero, 2 de Abril de 2011.

Publicado: Quinta, 07 Abril, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter