AIPA

Governo dos Açores reconhece contributo das comunidades imigrantes

O Governo dos Açores reconheceu o contributo das comunidades imigrantes no arquipélago, com a entrega de um certificado de reconhecimento, na cerimónia que teve lugar hoje na cidade da Horta.

 

A Directora Regional das Comunidades, Graça Castanho, entregou um certificado a Bruna Goulart,  primeira criança nascida nos Açores em 2011, filha de cidadão açoriano e de cidadã brasileira residente no arquipélago, como forma de reconhecimento da importância do fenómeno imigratório na Região.

 

Graça Castanho, que presidiu à cerimónia, realçou a importância deste nascimento por sinalizar “o desenvolvimento demográfico que tem ocorrido na Europa, em Portugal e nos Açores, sabendo que o crescimento populacional tem sido escasso e é cada vez mais reduzido”.

 

“Portanto, temos que reconhecer que a Europa não sobrevive sem os imigrantes, que tanto tem trabalhado para o desenvolvimento dela. Por isso, através deste reconhecimento, certificamos que a comunidade brasileira radicada nos Açores tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da Região”, destacou a governante.

 

A Directora Regional aproveitou ainda para esclarecer que “muitas pessoas pensam que a Direcção Regional das Comunidades só tem actuação junto das comunidades açorianas emigrantes. Mas não nos cansamos de dizer que a equipa de trabalho que temos estrategicamente distribuída pelos Açores, não trabalha só para as comunidades emigrantes no estrangeiro, mas também desenvolve um trabalho junto dos imigrantes radicados nas várias ilhas dos Açores, bem como com os emigrantes regressados que necessitam de ajuda para se integrarem na comunidade açoriana”.

GaCS/HO

Publicado: Sexta, 07 Janeiro, 2011

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter