AIPA

Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial - 21 de Março

Tipo: Nota de Imprensa

A AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores - e o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes irão promover, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, um conjunto de atividades para celebrar o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que se assinala a 21 de Março.  

Este ano, a campanha contará com o envolvimento do Sport Clube Praiense e do Clube Desportivo de Santa Clara, na convicção de que o desporto é um meio poderosíssimo para a criação de uma cadeia de sensibilização em torno do racismo. A anteceder os jogos de futebol de Santa Clara-Covilhã e Praiense-Angrense, que decorrerão no próximo domingo, 17 de Março, nos Estádios de São Miguel e da Praia da Vitória, os jogadores entrarão no campo com mensagens alusivas à luta pela eliminação da discriminação racial. 

À semelhança do que aconteceu no ano transato, sairá à rua a iniciativa “Uma flor contra o racismo”. No dia 21 de Março, serão distribuídas nas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, nos transportes públicos, instituições públicas e escolas cerca de 1000 flores com mensagens de sensibilização sobre a problemática do racismo. A campanha com o mote “Uma flor por amor, Uma flor contra a dor, Uma flor contra o racismo!” irá prolongar-se até ao dia 28 de março, em que é solicitado às pessoas, que recebem uma flor, que repitam este gesto, colocando elas também, num transporte público, uma flor com uma mensagem contra o racismo. O que se pretende é a criação de uma corrente de sensibilização, em que cada pessoa receba a mensagem e dê também o seu testemunho.

Por outro lado, dando continuidade à campanha “Os imigrantes de todo o mundo ajudam a tornar os Açores numa região melhor - Diga Não ao Racismo“, realizada em parceria com a agência de comunicação açoriana HDG-Açores, serão enviados dez mil postais, bem como a pintura de um mural na Cidade de Ponta Delgada com a imagem da campanha, inspirada nos quadros de Domingos Rebelo (Os Emigrantes) e de Tomaz Vieira (Os Regressantes). 

Esta campanha visa sensibilizar a população para a problemática da discriminação racial e concorrer para a prevenção de práticas discriminatórias e é realizada no âmbito da III edição da Promoção da Interculturalidade a Nível Municipal, em Parceria com o Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), Governo dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, HDG Açores, UMAR Açores, Clube Desportivo de Santa Clara e Sport Clube Praiense. 


Fotos

Recursos

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter