AIPA

"Família do Lado - 2012" em Ponta Delgada

Tipo: Nota de Imprensa

A iniciativa “Família do Lado” foi criada na República Checa em 2004, onde existe desde então com resultados muito positivos. Deriva do conceito de “bairros inclusivos" e assenta na interação entre imigrantes e autóctones e na importância do reforço das relações sociais como forma de contribuir para uma integração mais efetiva, eliminando barreiras e promovendo a diversidade cultural.

Para tal, cada família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da sua cultura, como forma de acolhimento do “Outro”.

Poderão participar nesta atividade, famílias imigrantes e famílias autóctones que desejem contribuir para o processo de integração dos imigrantes residentes em Portugal. Todos os encontros terão lugar, obrigatoriamente, no domingo 18 de novembro de 2012 à mesma hora em todo o território nacional e em todos os países que se associam à realização desta iniciativa: República Checa, Bélgica, Hungria, Itália, Malta, Eslováquia e Espanha.

Em 2012, o projeto será desenvolvido, pela primeira vez, em Portugal pelo ACIDI., I.P., com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).

A AIPA, através do CLAII de Ponta Delgada, também se associou a esta iniciativa e pretende colocar os Açores neste projeto transnacional. Na Região residem mais de 80 nacionalidades que falam as mais variadas línguas. Certamente que nas ruas de Ponta Delgada, sobretudo, existem muitas pessoas de diferentes origens. Por vezes podemos pensar porque vieram para cá e quais as suas impressões e experiências aqui vividas. Ou por outro lado, o imigrante gostaria de ter a oportunidade de conhecer melhor a cultura portuguesa e de fazer novas amizades, capazes de fortalecer o seu processo de integração.

As tentativas dos Estados para encontrar modelos de integração bem sucedidos que garantam a coexistência, em qualidade, da sociedade de acolhimento e das comunidades imigrantes, colocam muitos desafios. Por isso, é fundamental criar novas formas de melhorar o diálogo intercultural e fomentar modelos de integração que promovam a interação e evitem eventuais preconceitos e estereótipos. O projeto “Família do Lado” surge precisamente neste sentido.

Já estão abertas as inscrições para as famílias que pretendam ser anfitriãs e para as que querem ser visitantes. Para mais informações e inscrições contacte-nos: claii.aipa@aipa-azores.com/ 296286365.

Em Ponta Delgada, o projeto conta com o apoio da CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária - e do Govverno Regional dos Açores.  


Notice: Undefined variable: ArrFile in /home/aipaazor/public_html/imprensa/ver.php on line 69

Retroceder

Associe-se a nós AIPA

Agenda

Subscreva a nossa newsletter